Por meio do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) mais de 1.100 ações já foram realizadas com a comunidade
Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos, e é por isso que o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) tem uma equipe de educação que desenvolve diversas atividades junto à comunidade em geral – estudantes, funcionários de empresas privadas, servidores públicos.
Essa equipe faz parte do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre sua responsabilidade no que diz respeito ao saneamento ambiental e incentivar a adoção de mudanças de hábitos que impactam o meio ambiente.
“O Prosap prevê a intervenção em várias áreas do município. O Peas é importante porque demonstra à comunidade envolvida os aspectos relevantes das intervenções em cada fase das obras do programa, bem como de suas perspectivas econômicas e implicações sociais e ambientais”, explica Lana Nunes, coordenadora do Peas.
Resultados do Peas
O Peas teve início em janeiro de 2021 e, desde lá, várias atividades foram desenvolvidas: Cine Verde; Prosap na Prática; Lives; Oficinas; Minicursos; Rodas de Conversa; Plantio de Mudas; Diálogos Sustentáveis (DS); entre outros. Um total de 1.131 ações.
“A gente nota certa resistência a mudança de hábitos e a postura diante de novas práticas que o Peas vem propondo junto à comunidade. É preciso um trabalho contínuo e permanente de educação ambiental para que os resultados possam ser colhidos no futuro”, pontua Lana Nunes.
Além do Peas, o Prosap possui outros 17 programas que abrangem temáticas ambientais, como o Programa de Alerta de Risco da Barragem e o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água. Todos esses programas são públicos e fazem parte do Plano de Gestão Ambiental e Social do Prosap, disponível no seguinte Link.
Texto: Karine Gomes
Fotos: Arquivo Prosap