Obras do Prosap estão a todo vapor entre os bairros Liberdade 1 e União

Previous slide
Next slide

Novas vias que compõem o Sistema Viário trarão mais mobilidade e segurança para quem trafega pela região

O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) executa um conjunto de obras entre os bairros Liberdade 1 e União, entre eles, o Sistema Viário que vai permitir mais mobilidade urbana para quem trafega pela região. Ao todo, serão mais dois quilômetros de vias nos lados esquerdo e direito do Igarapé Ilha do Coco. Por lá, o ritmo de trabalho é acelerado.

À frente do programa de saneamento, o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, Cleverland Carvalho, destaca a importância do sistema viário para o município. “Após 35 anos, nosso trânsito já se encontra congestionado em vários pontos da cidade. Com a abertura de novas vias, vamos melhorar a trafegabilidade e, por consequência, contribuir com mais segurança para as pessoas”, frisa Cleverland, informando que as obras do Sistema Viário no entorno do Ilha do Coco já somam um total de 3,5 quilômetros, incluindo 1,5 quilômetros já concluídos no trecho entre a Avenida Liberdade e a rua Sol Poente, no limite entre os bairros Rio Verde e União.

“As obras se encontram em ritmo avançado. Já finalizamos a camada de base e logo faremos a imprimação para posteriormente virmos com a pavimentação asfáltica de fato,” explica o engenheiro civil do Prosap responsável pela nova frente de obras, Eduardo Moraes.

De acordo com o engenheiro, os viários ajudarão não só na mobilidade urbana da região, mas também na proteção do próprio igarapé, pois conterá o avanço de ocupação irregular sobre a Área de Preservação Permanente (APP) próxima ao Ilha do Coco.

Além do Sistema Viário, a nova frente de obras contempla a implantação de redes de microdrenagem nas ruas próximas ao igarapé; obras de macrodrenagem; esgotamento sanitário, com a instalação de 12,5 quilômetros de rede coletora de esgoto domiciliar; construção de estação elevatória de esgoto e a implantação de linhas de recalque (tubulações) que possibilitarão a desativação de três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), localizadas nos bairros Primavera e União.

Com as obras, será possível a coleta e o tratamento dos esgotos domésticos, evitando, assim, a proliferação de doenças e a poluição do próprio igarapé. “A rede coletora de esgoto permitirá a desativação da ETE da Rua 10, assim que a ETE do bairro Rio Verde estiver operacional. Nesta frente de obras inclui, ainda, quadra de esportes, parques lineares, pista de caminhada, ciclovias e playground para as crianças”, finaliza Eduardo Moraes.

Texto: Nara Moura
Fotos: Orion Lima