Complexo Turístico: monitores recebem capacitação sobre Unidades de Conservação de Parauapebas

Previous slide
Next slide

Os servidores participaram de treinamento com destaque para a APA Ilha do Coco

Aprimorar e alinhar as informações com o objetivo de otimizar os trabalhos realizados junto ao público. Esse foi o principal objetivo de mais uma capacitação realizada para os servidores que atuam no Complexo Turístico na tarde dessa quarta-feira, 17.

Ministrado pela equipe de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o treinamento abordou as principais características das Unidades de Conservação (UC’s) já que o Complexo está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé Ilha do Coco, uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável do município.

O que é uma Unidade de Conservação, Unidades de Proteção Integral, Unidades de Uso Sustentável, Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), Mosaico das Unidades de Conservação da Região de Carajás e Mosaico das Unidades de Conservação de Parauapebas foram alguns dos temas desenvolvidos com os servidores.

“Também abordamos os direitos e deveres dos servidores públicos, as regras das unidades de conservação para que eles possam entender o local onde eles estão trabalhando, as regras e o porquê dessas regras e possam repassar isso para a comunidade”, disse a coordenadora do Peas, Lana Nunes.

Segundo a coordenadora ainda é perceptível a lacuna de falta de informações. “Nós precisamos que os servidores estejam por dentro do que diz as regras do espaço para que eles possam passar essas informações de forma eficiente à comunidade. Hoje [17 de maio] é o dia mundial da reciclagem e nós iremos fazer uma campanha sobre esse tema, por isso, a importância do monitor que é o educador ambiental, que está presente e que realiza o processo de sensibilização da população”, disse Lana.

“As capacitações são de suma importância porque quando chega o visitante, o monitor já estar apto a dar as informações corretas. O visitante, principalmente, de fora da cidade, não entende muito o que é o Complexo Turístico e são os monitores e os controladores que os orientarão sobre isso”, disse Beatriz Araújo, servidora que faz parte da equipe de coordenação do Complexo Turístico.

Texto: Nara Moura
Fotos: Emelly Gonçalves