Alunos de escola técnica visitam obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Verde

Previous slide
Next slide

29 estudantes da disciplina de saneamento ambiental participaram da atividade

Uma manhã de conhecimentos práticos. Assim, foi a visita de alunos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho da Escola Técnica Vale dos Carajás (ETCV) a obra de revitalização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Bairro Rio Verde; a visita foi dirigida pelas equipes Ambiental e de Infraestrutura do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) quem realiza as execuções.

De acordo com Marcelo Pontes, engenheiro de segurança do trabalho do Prosap, o momento também foi utilizado para explicar como o programa de saneamento ambiental funciona. “Em relação às múltiplas obras que nós temos nas áreas de intervenção. Falamos de infraestrutura urbana, estamos falando de macro e microdrenagem, mobilidade urbana, esgotamento sanitário, dando, assim, um entendimento de que as obras são muito mais do que a recuperação do igarapé (Ilha do Coco). As obras são multifinalitárias, por isso, estamos tentando ampliar a visão da população sobre as execuções e os resultados que elas proporcionam”, completa o engenheiro.

Como parte do processo de ensino-aprendizagem, a atividade tem o objetivo de proporcionar aos alunos experiências práticas na formação profissional. “Esse momento é uma grande conquista para a formação profissional desses alunos da área de segurança do trabalho que estão conhecendo todos os desafios do que é colocar uma obra de grande porte como esta, em funcionamento para que se torne uma realidade. É uma obra desafiadora que, com certeza, vai somar com o conhecimento e com o aprendizado desses alunos”, ressalta o professor da disciplina de saneamento ambiental, Junior Muniz.

O estudante Cleomar Lima falou da importância do momento para sua formação. “Essa é uma oportunidade para agregar conhecimento. Estamos entendendo melhor o que é o Prosap, um projeto que traz benefícios para população, principalmente na área de saneamento ambiental; de fato, agrega muito valor para nossa atuação profissional”, disse Cleomar.

“Explicamos qual é o modo de operação do programa e de que forma atuamos dando ênfase na fiscalização das normas regulamentadoras (NR’s) do trabalho e tudo que elas representam em relação às sinalizações, às proteções e aos treinamentos relacionados aos trabalhadores e utilizando as nossas obras como grandes exemplos tanto na execução da obra, como nas questões relacionadas à segurança do trabalho”, finaliza Marcelo Pontes.

Obra

Essencial para promoção do saneamento básico, a obra de revitalização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Verde é uma mega estrutura que vai receber o esgoto recolhido por meio das redes coletoras que o Prosap está implantando na área de abrangência do projeto Ilha do Coco.

Após a primeira etapa das obras, a ETE será capaz de tratar os efluentes em uma vazão máxima de até 336 litros/segundo, elevando a capacidade de atendimento para cerca de 120 mil habitantes; já após a segunda etapa (ampliação), a capacidade de tratamento da ETE Rio Verde passará para 461 litros/segundo a podendo atender quase 160 mil habitantes em Parauapebas.

“Atualmente, estamos na fase de desativação da lagoa, com a retirada do lodo que está sendo estocado e que após a secagem, será encaminhado para a nossa célula na área do bota-fora. É uma etapa fundamental para implantação da estrutura civil pesada da obra”, esclarece o engenheiro sanitarista do Prosap, Carlos Pereira.

Texto e fotos: Nara Moura