A Subcoordenadoria de Ações Sociais da Unidade Executora do Projeto (UEP) abrange a equipe técnico-social e de comunicação social. O setor é responsável por coordenar, executar e auxiliar o Coordenador Executivo do Prosap na implantação das ações de natureza social, relacionadas com o Plano Diretor de Reassentamento e de ações correspondentes, incluindo a avaliação da execução das respectivas atividades do Programa e o acompanhamento de seus resultados.
Dentre as atribuições da Subcoordenadoria estão: facilitar o diálogo e a coordenação entre as secretarias municipais envolvidas nas ações sociais; planejar, coordenar, fiscalizar, supervisionar as atividades relativas a estudos e projetos de caráter social promovendo a observância das normas e padrões estabelecidos no contrato de empréstimo, bem como a supervisão técnica relativa à implantação das ações recorrentes; fiscalizar as ações constantes do Plano de Comunicação Social; apresentar, periodicamente, à Coordenação Executiva da UEP a avaliação sobre a eficiência dos projetos de natureza social, relacionados às intervenções físicas previstas, e sobre os ajustes necessários.
A atuação social tem como estratégia a inclusão e a melhoria das condições e qualidade de vida da população, principalmente, da residente em áreas de risco e de preservação ambiental que serão reassentadas.
O trabalho social do Prosap vem sendo construído ao longo do tempo. Os levantamentos físico, territorial e social de todas as famílias que estão na área do projeto são realizados desde 2017. Duas audiências públicas foram realizadas, reforçando a participação popular no projeto. O diálogo permanente e transparente é um compromisso do programa com a comunidade.
A Subcoordenadoria de Ações Sociais tem ainda como atribuição a execução do projeto piloto de Regularização Fundiária Urbana (REURB) a ser implantado no município de Parauapebas. A Regularização Fundiária consiste em um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.